Para fazer valer a força dos centenas de milhares de LGBTs e elegermos quem respeita nossos direitos, é fundamental escolher de forma consciente aqueles que merecem nosso voto.
Nos próximos quatro anos, o Brasil terá união estável para casais do mesmo sexo? A homofobia vai se tornar crime? O Distrito Federal terá um Conselho de Cidadania LGBT? Haverá ações contra a violência homofóbica? A resposta começa a ser dada agora, com o resultados das eleições. Quanto mais candidatas e candidatos comprometidos/as com a cidadania LGBT forem eleitos mais próximos estaremos da garantia de nossos direitos.
Para isso, precisamos nos unir e cada um e cada uma de nós pensarmos bem em que candidaturas votar. Veja, a seguir, algumas dicas para todos nós fazermos a escolha certa.
§ Não anule, não vote em branco ou deixe de comparecer às urnas. Quando você se omite, um homofóbico pode ganhar a chance de decidir quem irá governar nos próximos quatro anos.
§ Na análise das candidaturas, procure saber o que o/a candidato/a já fez pelos direitos LGBTs. Se o/a candidato/a já ocupou cargo eletivo, veja o que ele/a fez nesse sentido.
§ Faça uma pesquisa na internet e procure declarações do candidato sobre homossexuais, bissexuais e transgêneros. Exemplo de expressão para busca: nome da/o candidato/a + homossexual gays lésbica
§ Dentro da campanha “Pela igualdade, a força do nosso voto” – que é totalmente apartidária -, o Estruturação – Grupo LGBT de Brasília irá fazer uma lista de candidaturas que assinarem um termo de compromisso (veja aqui) com a cidadania LGBT. A lista estará disponível em 28 de setembro neste hotsite. Assim, ficará mais fácil para você escolher quem merece seu voto.
§ É fundamental ver as propostas da candidaturas. Se não encontrar nada sobre LGBTs no plano de governo do/a seu/ua candidato/a preferido/a, mostre para ele/a os termos de compromisso desta campanha (veja aqui) e peça para que ele/a assine! Se houver negativa, essa pessoa não merece seu voto! Se o termo for assinado, parabéns por trazer mais um aliado/a para nossa luta!
§ Neste ano, cada eleitor vai votar em duas candidaturas ao Senado. É mais uma chance para fazermos dessa casa legislativa um lugar de respeito à nossa cidadania. O projeto que criminaliza a homofobia, por exemplo, está sendo avaliado pelos senadores. E aí, vamos escolher quem irá aprová-lo?
§ A votação do primeiro turno ocorre no domingo 3 de outubro entre 8h e 17h. Portanto, pode se jogar no sábado à noite, sair com os amigos no domingo… É só se planejar para que você aproveite seu domingo e também vote para fazer nossa cidadania avançar.
§ Outra novidade: é preciso levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho, por exemplo) e o Título de Eleitor para poder votar.
Juntos, faremos os segundos na cabine de votação representarem quatro anos de avanço na cidadania LGBT. Somos uma força e vamos mostrar isso nas urnas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário