Translate

terça-feira, 30 de novembro de 2010

1º de Dezembro: Dia Mundial do Combate a AIDS

 Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, será comemorado mais um Dia Mundial de Combate à Aids.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2009, o Brasil tinha cerca de 630 mil pessoas portadoras do vírus HIV. A região Sudeste é a que tem o maior percentual, com 59% do total de casos, seguida pela região Sul, que concentra 19% dos casos. O Nordeste possui 12% dos soropositivos, o Centro-Oeste 6% e a região Norte, 4%.
Para conscientizar para a importância da data, uma série de eventos estão programados em várias cidades do Brasil nesta quarta e ao longo da semana. Um dos mais emblemáticos acontece neste 1º de dezembro, quando o Cristo Redentor, cartão postal do Rio de Janeiro, será iluminado de vermelho, cor símbolo da campanha contra a Aids. Na ocasião, será celebrada uma missa em homenagem a todos que já foram vítimas da doença. O evento está agendado para começar às 18h, no Santuário Cristo Redentor do Corcovado.
A luta contra a Aids também será lembrada em São Paulo com o "Projeto Saúde Ilumina!". A partir desta terça-feira (30), o Monumento às Bandeiras, a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira e o Viaduto do Chá serão iluminados de vermelho.
A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, que junto com alguns parceiros promove ações para alertar a população sobre a prevenção e o combate ao preconceito em relação à Aids, que incluem teste rápido, a distribuição de material educativo e orientação de profissionais da saúde no projeto "Mais Arte Menos Aids", realizado em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, Agência de Notícias da Aids e cinco unidades da rede de Serviço Social do Comércio (Sesc). O projeto incluirá atividades culturais, oficinas, releitura de músicas, danças de roda, entre outros. Os eventos e as ações de prevenção serão realizados nas sedes Pompéia, Vila Mariana, Santana, Ipiranga e Pinheiros.
Outra novidade programada para o dia 1º de dezembro é o lançamento de um adesivo especial para celebrar a data, cujo tema será "Juntos na Luta contra a Aids". A distribuição será feita em estabelecimentos comerciais e outros pontos da cidade durante o período de atividades realizadas (confira no final desta matéria a programação completa).AtoSob o tema “Todos pela vida e por um Rio de paz”, o Grupo Pela Vidda/RJ realiza ato para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A concentração será às 16h na Cinelândia em frente à Câmara Municipal com ativistas vestidos de branco para pedir saúde e paz. Além de materiais informativos, a ONG distribuirá camisinhas e montará um painel para a população se manifestar e deixar mensagens.
Além do ato, o Pela Vidda/RJ participará da reunião estratégica do Fórum de ONGs Aids-RJ na sede da ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids), às 10h; e da entrega e protocolo de carta contra o descaso e a negligência que atravessam as políticas públicas de combate à Aids no nosso estado no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro na Av. Marechal Câmara (Castelo), às 13h.
Ciclistas pela AidsTambém em São Paulo, no próximo domingo (dia 5/12), será realizado o 1º Passeio da Diversidade no Dia Mundial de Combate à Aids. A iniciativa é promovida pela Cads (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual), Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual e o grupo SP Bikes, com apoio do Programa Municipal de DST/Aids e diversas organizações LGBT.
A mobilização visa unir cadeirantes, pedestres e ciclistas dos diversos segmentos da sociedade, em um grande passeio que traga reflexão sobre o dia Mundial de Combate à Aids mobilizando a população em torno do tema. Para os organizadores, o objetivo da ação é integrar pessoas que vivem e convivem com o HIV/Aids, na desconstrução de preconceitos e na redução de incidência de soroconversão.Exposição fotográficaO Casarão Brasil Associação GLS promove, neste dia 1º de dezembro, entre 11h e 18h, uma sessão gratuita de fotos com ativistas, militantes e outros defensores do combate ao HIV/Aids. As fotos farão parte de uma exposição fotográfica, que ocorrerá em janeiro de 2011 e que terá a renda revertida para a ALIVI - Associação Aliança pela Vida.
Além da sessão de fotos, o Casarão Brasil promoverá também oficinas de socialização e prevenção.
BaladaO bar Sonique, em São Paulo, também resolveu comemorar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Nesta quarta-feira, o bar/clube realiza uma festa beneficente para arrecadar fundos para o Grupo pela Vidda. 
Tocam os DJs e amigos especialmente convidados: André Almada, André Fisher, Pacheco, Las Bibas, Gustavo Vianna, Paulo Agulhari e Rodolfo Bravat, além dos DJs residentes Bispo, Click e Guilherme Guerreiro. Nicky Valentina faz uma performance ao vivo.
A entrada custa R$ 5. O Sonique fica à rua Bela Cintra, 461, Consolação. Mais infos: (11) 2628-8707.
Na TVDiversas emissoras de televisão também voltam sua programação para lembrar a data. A MTV é uma delas.
Nesta quarta, a programação da MTV será totalmente dedicada ao assunto e a audiência poderá conferir vinhetas exclusivas sobre o tema nos intervalos e muito conteúdo espalhado pelos programas de grade como Debate, Scrap, Furo MTV, Acesso e Notícias MTV (confira a programação completa no final desta matéria).
Além disso, a MTV Brasil vai exibir o documentário inédito "Me, Myself & HIV", produzido pelo projeto Staying Alive. Durante toda a programação também serão exibidas vinhetas especiais durante os intervalos.
Já o canal Futuro exibe, entre os dias 1º e 5 de dezembro, três documentários sobre Aids. O Efeito Lazaro, de Lance Bangs, conta a notável transformação sofrida por portadores do vírus HIV, na África, durante um curto período com acesso a um tratamento que custa menos que 75 centavos de real por dia. O brasileiro "Positivas", de Suzana Lira, mostra a experiência de sete mulheres que contraíram o HIV de seus parceiros fixos em relações consideradas seguras. E Eu, Minha Vida e o HIV narra o dia-a-dia de dois jovens portadores do vírus.
O programa "Happy Hour", exibido pelo canal pago GNT e apresentado por Astrid Fontenelle, discute sobre a Aids nesta quarta, inclusive sobre as formas de prevenção e o preconceito em torno da doença.
FlashmobEm virtude do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (01/12) e com o objetivo de atingir o público em geral, principalmente os jovens, o Instituto Kaplan - Centro de Estudos da Sexualidade Humana realiza, com o apoio da Abbott, ação de Flash Mob da campanha "10 Mitos e 1 Verdade: a AIDS existe. Previna-se", em São Paulo, nesta quarta-feira, às 12h15.
Com o intuito de desmistificar e conscientizar as pessoas quanto a necessidade de prevenção de HIV/AIDS, 10 dançarinos estarão no vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo), com a camiseta da campanha, onde realizarão uma performance especial e no final mostrarão a mensagem 10 Mitos e 1 Verdade.
Serviço:Missa pelo Dia Mundial de Combate à AidsQuarta, dia 1/12
Local: Santuário Cristo Redentor do Corcovado
Horário: 18h
Programação em SP em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids
De 30/11 a 3/12 - Projeto: Saúde Ilumina!
Atividade: Iluminação vermelha em três monumentos da cidade
Horário: período da noite
Local: Monumento às Bandeiras, Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira e Viaduto do Chá
1º/12 - Campanha Laço Vermelho 2010
Atividade: Laço Vermelho e distribuição de insumos de prevenção
Horário: exposição do Laço a partir do dia 30/11 e ações preventivas a partir das 12 horas
Local: Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso
1º/12 - Campanha Fique Sabendo
Atividade: Teste Rápido para Diagnóstico do HIV
Horário: das 11 às 17 horas
Locais: Sesc Vila Mariana - Rua Pelotas, 141 / SESC Pompéia - Rua Clélia, 93 / SESC Pinheiros - Rua Paes Leme, 195 / SESC Santana - Av. Luiz Dumont Villares, 579 / SESC Ipiranga - Rua Bom Pastor, 822
1/12 - "Mais Arte, Menos Aids"
Oficina "Colagem do Tempo, Entrelaçando os Caminhos da Aids" (Micaela Cyrino, artista plástica)
Horário: 14h30
Local: SESC Ipiranga - Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga
Releitura "A música de Renato Russo" (Lua Reis)
Horário: 17 horas
Local: SESC Santana - Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana
Ciranda "Vamos cirandar e deixar o HIV fora da roda" (Antônio Nóbrega)
Horário: 19 horas
Local: SESC Pinheiros - Rua Paes Leme, 195, Pinheiros
1º Passeio da Diversidade no Dia Mundial de Combate à AidsDomingo, 05/12, às 14h
Ponto de encontro: Alça de Acesso do Elevado Presidente Costa e Silva (Minhocão) da Av. Consolação - em frente a Praça Roosevelt.
Programação MTV para o Dia Mundial de Combate à Aids
Debate MTV - Especial: A camisinha é melhor proteção contra Aids?
Dia: 30/11
Exibição: terça-feira às 22h30 - ao vivo
Duração: 1h
Reprises: 01/12, às 22h30 - 02/12, às 14h - 04/12, às 13h
ESPECIAL ME, MYSELF & HIV
Dia: 1/12
Exibição: quarta-feira às 20h
Duração: 1h
Reprises:02/12, às 15h30 - 02/12, à 1h30 - 04/12, às 15h
Classificação Indicativa: Livre
ESPECIAL - TRAVIS MCCOY'S UNBEATEN TRACK
Reprises:29/11, às 22h30 - 04/12, às 15h
Duração: 1h
Classificação Indicativa: Livre

ESPECIAL - DIARY OF KELLY ROWLAND
Reprises:30/11, às 23h30 - 04/12, às 14h
Duração: 1h
Classificação Indicativa: Livre

ESPECIAL - SHUGA
Reprises:01/12, às 1h
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos

ESPECIAL - TRIBES
Reprises:03/12, às 0h30
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos

Scrap MTV - Dia 30/11, às 20h30 - ao vivo
Reprises: 03/12, às 17h - 04/12, às 19h30 - 05/12, às 18h30
Duração: 30 minutos
Classificação Indicativa: Livre

Acesso MTV - 01/12, às 13h - ao vivo
Reprise: 01/12, às 19h
Duração: 1h
Classificação Indicativa: Livre

Furo MTV - 01/12, às 22h
Reprises: 01/12, à 1h - 02/12, às 15h
Duração: 30 Minutos
Classificação Indicativa: 10 anos

Noticias MTV - 01/12, às 0h
Reprise: 02/12, às 12h30
Duração: 15 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Programação canal Futura
O Efeito Lazaro
Estreia: 1/12, às 22h30
Positivas
Estreia: 2/12, às 21h
Reprises: 5/12, às 19h30
Eu, Minha Vida e o HIV
Estreia: 3/12, às 13h30
Reprises: 4/12, às 17h30
Jornal Futura
Entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, às 17h
Happy HourGNT
Quarta-feira, às 19h
Horários alternativos: de segunda a sexta, às 2h e às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário