Translate

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Illinois é o mais novo Estado americano a permitir união civil gay

No último sábado (29), o governador do estado americano de Illinois, o democrata Pat Quinn, sancionou a lei que institui as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Com ela os casais do mesmo sexo terão, em nível estadual, quase todos os direitos que os casais heterossexuais têm.
Segundo o jornal "Chicago Daily Observer", uma multidão de pessoas se reuniu em frente à sede do governo, no Chicago Center Culture. No ato da assinatura, o governador Quinn evocou a memória de Abraham Lincoln, político mais marcante na história do estado. "Nós somos um governo do povo, pelo povo e não perecemos da terra".
O projeto de lei, que foi aprovado no fim do ano passado, é de autoria do deputado gay e democrata Greg Harris, que, apesar de comemorar este avanço, declarou que um "passo foi dado", mas que "ainda há mais trabalho a ser feito" e que "as coisas podem melhorar".
Deb Mell, que é lésbica assumida, atuou ao lado de Greg Harris para aprovar a união civil. Além disso, a democrata contou com o apoio de seu pai, o também parlamentar Richard Mell.
A lei entra em vigor no dia 1º de junho. Os parlamentares de Illinois declararam que a luta agora é fazer com que as uniões civis tenham validade fora de seus estados de origem, para isso, muito deles invocaram o Governo Federal a aprovar a união civil em nível nacional.
Ao lado de Illinois, os estados de Washington, Massachusetts, New Hampshire, Vermont, Connecticut e Iowa permitem a união entre pessoas do mesmo sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário